top of page

Entenda a diferença entre o procedimento e o cateterismo

O cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital Sírio-Libanês, tirou algumas dúvidas sobre os dois procedimentos. Confira.

Como é feito o cateterismo?


O médico afirma que o cateter, que é um tubo fino e flexível, é inserido na artéria do braço ou da perna do indivíduo e conduzido até o coração. Usa-se uma anestesia local para realizar o procedimento.


“O paciente fica consciente e pode acompanhar o exame, mas, devido à agitação e a ansiedade, normalmente opta-se por fazer uma sedação leve”, explica.

É preciso contraste?


Sim. Para que os médicos consigam ver exatamente onde está o problema na artéria, o contraste de iodo se faz necessário. Para os alérgicos, no entanto, o cardiologista conta que há uma alternativa, que é a administração de medicamentos antialérgicos alguns dias antes. Se o cateterismo for feito em uma emergência, com um paciente infartado, por exemplo, aplica-se antialérgico no momento.


O cateterismo é diferente da angioplastia?


Sim. Silveira conta que o cateterismo, que é só o exame, permite a realização da angioplastia, que é a desobstrução das artérias cardíacas, e também a colocação do stent, uma espécie de “molinha” que mantém a artéria aberta. Com isso, quem está na iminência de um infarto consegue evitar o evento cardíaco e quem está infartado, tem a artéria desobstruída.

Há riscos?


Sim. Silveira explica que, por ser um exame que acessa um órgão vital, há risco. Ele, porém, é baixo. Assim como em qualquer procedimento, o médico saberá avaliar se vale a pena ou não realizar o exame.


No entanto, a realização do procedimento é muito comum, já que quem está infartado tem um risco de 50% de morrer na primeira hora do evento cardiovascular, e o cateterismo pode salvar a vida de muitos.


O exame é feito em qualquer idade?


Silveira explica que sim. “Até um bebê com cardiopatia congênita pode fazer o exame. Crianças, adultos e idosos também.”


Quanto tempo demora?


O cateterismo em si de 20 a 30 minutos e depende da gravidade encontrada no momento. Se for necessário implantar stent, varia entre uma e duas horas, explica o cardiologista.


Quanto tempo depois do exame posso voltar às atividades normais?


Se o acesso do cateterismo cardíaco for pela perna, é necessário um repouso desta perna de seis a oito horas. O ideal é não voltar ao trabalho no dia do exame. Quando é feito a angioplastia, no entanto, o paciente deve ficar internado por pelo menos um dia.


Revisão técnica

Prof. Dr. Max Grinberg

Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP

Autor do blog Bioamigo


Fonte:

2 visualizações
bottom of page