Comer churrasco todos os dias causa algum mal à saúde?

O cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital Sírio-Libanês, tira essa dúvida

Por Catherine Barros - Atualizado em 18 abr 2017


Os apaixonados por carne podem lamentar, mas comer churrasco diariamente, segundo os médicos, é, sim, prejudicial à saúde.


Segundo o cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital Sírio-Libanês, um dos problemas é o excesso de carne vermelha nessa refeição. “Além do alto teor calórico, ela contém elevados níveis de colesterol”, explica ele.


Ok, isso poderia ser resolvido substituindo a carne vermelha por frango e peixe, por exemplo. Mas o problema do churrasco não é só o tipo de carne e sim, a combustão do carvão, que libera substâncias inflamatórias e cancerígenas. A longo prazo, elas podem causar a inflamação das vias aéreas, hipersecreção pulmonar, doenças pulmonares obstrutivas e até câncer, seja nas vias aéreas ou na boca.


O ideal, de acordo com Silveira, é adotar essa refeição apenas em alguns dias da semana. “Antes das carnes, recomenda-se ingerir bastante salada e comer devagar e sem exageros”, completa.


Fonte:

https://vejasp.abril.com.br/blog/saude/comer-churrasco-todos-os-dias-causa-algum-mal-a-saude/?utm_source=redesabril_vejasp&utm_medium=facebook&utm_campaign=vejasp&utm_content=churrasco

1 visualização